Bem Vindo ao Blog do Pêga!

Bem Vindo ao Blog do Pêga!

O propósito do Blog do Pêga é desenvolver e promover a raça, encorajando a sociedade entre os criadores e admiradores por meio de circulação de informações úteis.

Existe muita literatura sobre cavalos, mas poucos escrevem sobre jumentos e muares. Este é um espaço para postar artigos, informações e fotos sobre esses fantásticos animais. Estamos sempre a procura de novo material, ajude a transformar este blog na maior enciclopédia de jumentos e muares da história! Caso alguém queira colaborar com histórias, artigos, fotos, informações, etc ... entre em contato conosco: fazendasnoca@uol.com.br

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Banho para cascos


Nesse tempo seco é essencial que os cascos dos jumentos recebam hidratação. Felizmente, o melhor umidificador para cascos é de graça – água! Quando um jumento criado á campo vai beber água, ele passa algum tempo com os cascos submersos na água, enquanto bebe e se refresca, isso previne os cascos contra ressecamentos e os mantém elasticos e flexiveis. Cascos secos são como carros sem amortecedores, não absorvem o impacto. Cascos secos também dificultam a circulação sanguinea, o que pode levar a diversos problemas de casco.

De acordos com Dr Hiltrud Strasser, no livro A Lifetime of Soundness, 10-15 minutos de imersão na água é suficiente para manter o casco saudável. Infelizmente, animais de cocheira bebem de recipientes acima do nível do solo, o que torna impossivel essa imersão. Portanto cabe ao proprietário prover uma solução para esse problema. Existem várias maneiras de se fazer isso, cito algumas sugestões abaixo (infelizmente tive que usar fotos de cavalos para demonstrar):

  • Construa uma banheira para os cascos

A banheira acima é feita de concreto, simples e bem custo-eficiente. Pode ser feito um cocho para ração na frente para complementar e economizar tempo.

 

  • Converta uma baia de cobertura.

Essa baia de cobertura foi facilmente transformada numa banheira para cascos usando tapetes de borracha e enchimentos de silicone.

 

  • Baldes e botas para o casco

Utilizar baldes é uma maneira barata para molhar os patas do seu animal, mas só é recomendada para animais bem treinados. Botas para o casco é outra grande idéia, dessa forma fica preso a pata do seu animal. Outra ideia é usar camera de pneu, que pode ser cortada para vestir o casco e amarrado na pata.

  • Poças

Porque consertar poças se elas podem ser benéficas ao seu animal? Contanto que elas sejam fundas o suficiente para cobrir todo o casco elas são uma ótima maneira de banhar os cascos. Uma solução mais permanente é cavar um buraco e revestir com plastico ou borracha, um pedaço velho de carpete pode ser usado para evitar que o animal escorregue.

  • Na trilha

Para aqueles que possuem rio ou mar perto essa é uma maneira divertida de molhar os cascos do seu animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário